quinta-feira, 1 de julho de 2010

13 anos de história! Rowling criara a maior febre literária das últimas décadas.

 30 de julho de  de 1997 – Há 13 anos surgia um novo jeito de se fazer literatura infato-juvenil. A inglesa Joanne Kathleen Rowling – mais conhecida como  J.K.Rowling ou por nós sonserinos, como Loira Má – criara uma das maiores sagas literárias, que também se tornaria a maior franquia cinematográfica das últimas décadas.
Quem imaginaria que uma história de um garoto órfão e sem sal, que tinha uma cicatriz em forma de raio em sua testa, possuidor de um quarto no armário de vassouras embaixo das escadas da casa de seus tios, que descobrira através de um gigante ser um bruxo famoso e que deveria ir para uma escola especializada em feitiçaria e bruxaria, viraria um grande e estrondoso fenômeno mundial?
Pois é, foi diferente de muitas editoras, que a inglesa Bloomsbury fez o garotinho e sua criadora pegar um hipogrifo e saírem voando pelos ares. A editora fizera o que nenhuma outra quis: assumir o risco e publicar o primeiro livro escrito por Rowling,Harry Potter e a Pedra Filosofal
Foi só o pontapé inicial. A saga contaria com mais 6 livros que trariam o nome do personagem principal, além de outros livros paralelos a série. Os livros eram vendidos em números excessivamente grandes; crianças não paravam mais de ler; Rowling mudava o meio infantil com sua nova literatura.
O mundo conhecia toda a magia do universo muito diferente do que vivemos, criado por J. K., e com certeza – afirmo sem sombra de dúvidas – esse era o maior trunfo para a tal façanha.
Mas, os fãs brasileiros só tiveram a oportunidade de conhecer e ter em mãos os livros da série a partir de 1º de janeiro de 2000, quando a editora Rocco publicava o primeiro exemplar da série.
A partir daí, vieram mais dois livros (Harry Potter e a Câmara Secreta e Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban). Mas foi em 16 de novembro de 2001 que o mundo pôde ver toda a graça e magistratura dos livros levados às telonas das salas escuras de cinema.
Novamente Potter e sua trupe mostravam que tinham vindo para ficar e fazer sucesso, e que marcaria toda uma geração de crianças, adolescentes, e por que não adultos? Sim, vários adultos se apaixonaram e viraram fãs.
O que é bom não dura para sempre! É, tudo tem um final, e os livros chegavam ao fim no dia 21 de julho de 2007, quando Rowling lançava o sétimo e último capitulo da saga, intitulado: Relíquias da Morte

Porém, os fãs ainda tinham no que se apoiar e dedicar: teriam pela frente a divulgação de material e estreia de ‘Relíquias da Morte‘, que por sorte, será dividido em duas partes, lançados em 19 de novembro de 2010 e a parte final em 15 de julho de 2011.
E com uma das maiores falas de Alvos Dumbledore, é que terminamos essa nota:
                      ‘Para uma mente bem estruturada, a morte é apenas uma aventura seguinte.’

Nenhum comentário:

Postar um comentário